EXPERIENCIAS EXITOSAS APRESENTADAS NO FESTIVAL DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – FAEJA


PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ZUMBI DOS PALMARES

PORTIFÓLIO


EXPERIENCIAS EXITOSAS APRESENTADAS NO
FESTIVAL DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – FAEJA

 







João Pessoa, 15 de dezembro de 2011

                                                APRESENTAÇÃO

O presente portfólio tem como finalidade registrar e expor as experiências apresentadas no FAEJA, as quais, entre as tantas ações desenvolvidas pela Escola no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, foram consideradas exitosas em função da relevância das temáticas, das diferentes metodologias trabalhadas e principalmente por tratar-se de ações efetivadas transdisciplinarmente pelo conjunto da escola e pela expressiva participação da maioria dos alunos e alunas e professores e professoras.
Do projeto EDUCANVISA foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos dentro do tema da alimentação saudável e do uso correto de medicamentos efetuado através de oficinas e aula expositiva dialógicas por turmas e dos momentos coletivos onde os tema foram abordados pelos professores, alunos, especialista em psicologia escolar e estagiárias envolvidas com a EJA, fazendo uso de vários recursos  tecnológicos.
O projeto Por uma escola construtora da Paz foi apresentado através dos textos produzidos pelos alunos individualmente a partir das oficinas Paz/solidariedade X violência e das suas observações e impressões sobre o Painel do citado tema, construídos com trabalhos produzidos em oficinas por todos os alunos da escola.
A organização deste portfólio está estruturada por uma breve apresentação, seguida do desenvolvimento onde constam relatos detalhados das ações, ilustrados com fotografias, cópias digitadas e originais dos textos dos alunos (as) apresentados no FAEJA, considerações finais e anexos.
O FAEJA configurou-se num espaço de suma importância, na medida em que possibilitou um intercâmbio de experiências realizadas pelos alunos e entre os próprios alunos. Contribuiu para a elevação da auto-estima de alunos e alunas e, sobretudo permitiu que algumas ações iniciadas no ano de 2011, pudessem se estender para o ano de 2012, garantindo possibilidades de continuidade e aprofundamento dessas ações.
Na prática, representa a possibilidade de sistematização de algumas ações importantes realizadas no decorrer do ano, além de permitir iniciar um novo ano letivo de forma articulada com o ano anterior, além de ter um material produzidos pelo conjunto dos alunos para trabalhar com os alunos veteranos e com os novatos.

                                         DESENVOLVIMENTO

O Festival de Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos - FAEJA, previsto no calendário escolar pela Secretaria de Educação e Cultura e Coordenação da EJA, foi realizado na Escola Zumbi dos Palmares, no dia 15 de dezembro de 2011, com a presença de 35 pessoas, entre alunos, direção, professores, especialistas.
Como metodologia, recorreu-se a uma exposição dos trabalhos realizados em sala de aula e, em outros espaços escolares, usando  data show para apresentar as ações feitas pelos próprios alunos, seguidas de um diálogo coletivo. No que se refere aos textos produzidos nas oficinas, esses foram digitados e lidos na mesma roda de diálogo, ocasião em que foi lembrado também a participação dos alunos da EJA no Seminário por uma escola construtora da paz, realizado pela escola com a participação dos alunos da educação infantil, do ensino fundamental I e II e da EJA, tanto na construção de uma painel coletivo sobre PAZ/SOLIDARIEDADE X VIOLÊNCIA, como da apresentação do mesmo por alunos das diferentes modalidades de ensino.

PROJETO EDUCANVISA – EDUCAÇÃO PARA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA: A DOSE CERTA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL


PROJETO POR UMA ESCOLA CONSTRUTORA DA PAZ – Textos produzidos a partir das Oficinas - Atelier: PAZ/Solidariedade X Violência

 


Por ordem de apresentação, o festival foi iniciado com a exposição das ações realizadas por meio do projeto EDUCANVISA, as quais versaram sobre as temáticas, alimentação saudável e uso correto de medicamentos, como podemos ver a seguir:
Atividade em sala de aula realizada com todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – Noite, Ciclo I, II, III, IV.

Tema/Conteúdo: Alimentação Saudável


Objetivo: Contribuir para o fortalecimento de uma visão crítica frente ao uso de alimentos, no sentido de distinguir alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis.
Metodologia: Exposição da cartilha do EDUCANVISA - Alimentação saudável: Fique Esperto! Apresentada em pawer point e seguida de discussão. Exibição de um vídeo sobre alimentação saudável, seguido de produção intertextual online, através de data show com a participação coletiva dos alunos do ciclo I e II , as demais ações foram realizada com todos os alunos da  Educação de Jovens e Adultos – EJA – Noite.

Oficina realizada em sala de aula


Atividade em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos – EJA – Noite, Ciclo I, II, III, V

Tema/Conteúdo: Dia mundial da alimentação ( 16/10/2011) - Promoção da alimentação saudável.
Objetivo: Aprofundar a compreensão sobre o conceito de alimentação saudável, aprendendo a distinguir uma alimentação saudável de não saudável a partir da sua própria experiência de vida, levando em consideração os alimentos consumidos em casa, na rua e no espaço escolar.
Metodologia: Construção coletiva de listas de alimentos consumidos pelos alunos em diferentes ambientes, seguidas por um processo de distinção entre alimentação saudável e não saudável. Realização de Oficina para construção de propostas de cardápios saudáveis para serem incorporados a vida dos alunos e análise dos cardápios escolares, na perspectiva da alimentação saudável e das recomendações do FNDE.
Comemoração do Dia mundial da Alimentação

Comemoração do Dia mundial da Alimentação



Atividade em sala de aula de Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ciclo Alfa, Ciclo I,II,III,IV

Tema/Conteudo: uso racional de medicamentos, automedicação e propaganda de remédios.
Objetivo: Contribuir para a formação de atitudes corretas/racionais, frente ao uso de medicamentos sem prescrição médica e por influencia de propaganda.
Metodologias: Realização de uma pesquisa com os alunos sobre o uso de medicamentos, Exibição de vídeos sobre os efeitos da automedicação. Leitura do texto – Automedicação pode levar a morte, alerta Vigilância Sanitária, seguida de dabate e exercício interpretativo escrito. Uso da cartilha da ANVISA – A informação é o melhor remédio.
Após a exposição das ações do EDUCANVISA, deu-se início a apresentação das atividades efetuadas no âmbito do projeto Por uma cultura de Paz, cujas ações pautaram a temática da Paz/solidariedade como uma estratégia de enfrentamento a violência, conforme o exposto:
Oficina/atelier Paz/solidariedade X violência

Objetivo: Contribuir para a reflexão sobre os malefícios da banalização da violência e para o favorecimento de condutas solidárias, na perspectiva da construção de uma cultura de PAZ, favorável ao desenvolvimento de um ambiente propício ao enfrentamento da indisciplina escolar.
Metodologia: Explanação oral dialógica, construção coletiva do conceito de violência (bullying) paz, solidariedade e trabalhos em grupos, utilizando técnicas de construção coletiva de painéis, realizada por meio de um atelier, O conjunto da produção de painéis por sala de aula foram agregados em um único painel coletivo realizado pelos três turnos e todos os segmentos, o qual foi lançado no Seminário Por uma Escola construtora da Paz: desafios e possibilidades da relação família, escola e comunidade.

Apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos nas oficinas


Apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos nas oficinas




Apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos nas oficinas


Oficina/atelier- Paz/solidariedade X violência








Apresentação do Painel Paz/solidariedade X violência pelo grupo de alunos da EJA, no Seminário Por uma Escola Construtora da Paz: Desafios e Possibilidades da relação família, escola e comunidade.



Concluída as duas primeiras etapas de apresentação das experiências exitosas efetivadas pelos alunos e alunos nos dois projetos, deu-se início a apresentação por meio de leitura dos textos produzidos a partir das oficinas, seguido das cópias  originais.






Texto de autoria dos alunos

                                     JESUS É AMOR E A PAZ


José Pereira Nunes Neto - Ciclo I
Eliane Marcelino dos Santos - Ciclo I


O mundo é de guerra e Jesus é o espírito salvador.
Solidariedade, Romaria e Compaixão.
Queremos viver uma
Família feliz.











                                             O AMOR

Damião – Ciclo I

O amor é um sentimento envolvente que está sempre presente na vida da gente, por isso que é através deste que nos sentimos encorajados um pelo outro.
Chegamos a ponto de ajudar o próximo. Se toda humanidade se compadecesse a se doar a uma só pessoa que precisasse da sua compaixão, assim, seria bem melhor, pois no mundo nós sentiríamos  um pouco de paz dentro de cada um, pois , sentindo assim uma harmonia solidária, porque é através da solidariedade que podemos compartilhar um sentimento de uma dor ou perda.
Pedimos a Deus que venha confortá-las, pois sem ele nós não podemos nada e que o Espírito venha  assim aquietar e a consolar uma vida em guerra, e que toda família possa viver completamente feliz e, em harmonia
        







                                                   PAZ

Célia Roberta


Todos nós sabemos a diferença entre paz e violência. A paz é uma coisa boa, feliz, que nem, quando estamos calmas. Feliz, estamos na Paz.
Nesse mundo não existe mais isso, são todos e tudo em guerra.
Paz é simbolizada por uma pomba branca. A paz é difícil de encontrar, pois o mundo é  preto, e um ponto branco é a paz.
Como já deu para entender, as coisas boas de hoje em dia, já não existe mais.
Só tenho a dizer que tudo é do Pai, toda honra e toda glória. Hoje em dia, só podemos entregar nas mãos do Senhor, que ele faça a paz se aproximar e a violência se afastar, pois o mundo com violência não tem nada a nos oferecer.
         A paz é difícil, mas todos juntos vamos conseguir.





                                            O QUE FAZER?

Genelice Gomes


Se você é vítima de quaisquer tipos de violência, não fique parado, denuncie e procure ajuda com pessoas de confiança, familiares, vizinhos, entidades da sociedade civil ou instituições da rede de atendimento á mulher.
Violência não é um problema apenas da mulher. É responsabilidade de todos.












                      VIOLÊNCIA NÃO: PAZ E AMOR


 Maria Cândido Silva dos Santos – Ciclo II


A violência está tomando conta do Brasil e do mundo inteiro e não temos escolhas, tanto os idosos como as crianças e os Jovens.
Podemos combater a violência com amor, paz e harmonia. Precisamos estudar e trabalhar. Se os jovens têm que está estudando, sem trabalhar, só vão causar violência, mas, podemos mudar o mundo com paz. jovens não tiverem









                              DIGA NÃO A VIOLÊNCIA


                                                                  Lindalva Gustavo Maximo


Nós mulheres somos vitimas de violência verbal, como eu sofro na minha própria casa, no ônibus, escola, e muitas mulheres podem sofrer também, isto não é certo e não deveria acontecer o que os deveríamos fazer para isso não acontecer?
         Não fazer o mesmo com ninguém não querer ser melhor que ninguém e respeitar as pessoas.












                                           VIOLÊNCIA

                                                            Maria Eliane da Costa Batista


      O mundo está muito violento precisamos fazer algo urgentemente as vezes fico mim perguntando  meu Deus como será que os meus netos que estão chegando ao mundo iram viver com tanta violência?
A gente quer paz, não quer  brigar não quer a morte, só queremos  nosso direito de viver em paz.
Nós temos que dizer não.Não podemos  concordar com isto.
A violência é pra ser combatida.
Paz e solidariedade.
Violência e preconceito nunca.
Não seja cúmplice da violência denuncie.






                                     
                            ABORTO DIREITO OU CRIME

Maria do Céo Felizardo

Somo a favor da vida e assinamos embaixo!
Chegamos a 1 milhão de assinatura contra a descriminação do aborto no Brasil!
Por que proibir o aborto?
Porque o aborto é assassinato. É a forma mais terrível de assassinato que se possa imaginar, pois é cometido de maneira premeditada contra vítimas inocentes, indefesa, que é o próprio filho.
     Jesus é o senhor das nossas vidas. Devemos dar a ele a liberdade de dispor de nós  para que ele nos conduza á salvação. Mulher, se você estiver pensando em aborto, agora você sabe qual é o desejo de Deus para você








                                               VIOLÊNCIA

Célia Roberto


Hoje em dia a violência está além do limite hoje em dia não vemos mais paz. É filho contra pai e mortes aumentando por besteiras não vemos mais amizade verdadeira hoje só vemos derrota.
Hoje não vemos mais paz não sei o que vai ser desse mundo.
Fico triste  pelo futuro de nossas crianças pois se nesses tempos ta assim imagine no futuro estará um caos.
Existem vários tipos de violências o bullying que já muitas pessoas sofrem. Violência de morte que ultimamente os jovens estão se jogando nela, enfim, esses tipos de violência estão aumentando cada dia mais eu fico revoltada com uma coisa dessa.
Só pra terminar, deixo essa mensagem pra você: a violência leva a morte, é isso que tenho a dizer.







                                                  



                                                     VIOLÊNCIA NÃO

                                                                                                                                                                          Maria das Graças da Costa Silva


Diga sim ao amor, carinho, e sorria.  É ruim matar, chutar, bater, apelidar, humilhar, diga não a violência.
Diga sim ao amor, a bondade. Vamos juntos crescer em paz, precisamos ajudar a combater a violência contra as crianças, os idosos, as mulheres e aos jovens. Queremos paz e amor, queremos felicidades para todos, vamos juntos combater a violência, paz, amor, guerra não.

















                                             
CONSIDERAÇÕES FINAIS

A conclusão desse portfólio onde estão relatadas as experiências exitosas desenvolvidas pela Educação de Jovens e Adultos dessa unidade de ensino, nos deu a certeza de que a sistematização dessa experiência, ao invés de encerrar uma etapa do nosso trabalho, corresponde justamente ao início de mais um novo desafio, desta feita, o desafio de aprofundar o trabalho com projetos temáticos, de forma articulada as demais ações da EJA e da escola como um todo.
Essa experiência possibilitou aos alunos e alunas produtores (as) dos textos e, aos alunos que por alguns motivos não puderam ou não quiseram participar dessas produções, perceberem e relatarem em alto e bom tom, o quanto foi importante ter-lhes oportunizado o momento de socialização dos seus trabalhos. Relatos do tipo: “Eu estava desanimada e queria sair da escola, deixar de estudar, mas, depois que vi e ouvi a leitura do texto que eu escrevi, eu decidi continuar”.
O brilho no olhar e a alegria dos alunos e alunas ao perceberem a importância de poderem compartilhar seus feitos e, sobretudo, a certeza de que valeu apena seus esforços, não só por que aprenderam os conteúdos escolares, mas, também por que se percebem importantes como pessoas humanas, sem dúvida foi altamente positivo para o processo de aprendizagem de cada um.
O FAEJA, não foi importante só para os alunos e alunas, se perceberem como seres inteligentes capazes de grandes realizações, mesmo que em alguns casos, não acreditassem, foi de grande valia para o conjunto da escola, principalmente no que diz respeito as suas contribuições no processo de aproximação e entrosamento entre os próprios professores, entre os alunos e professores, entre a direção, especialistas e demais membros integrantes da comunidade escolar.
Por fim, permitiu o exercício prático da reflexão sobre as nossas próprias ações, foi indispensável para observarmos o quanto somos capazes de sonhar e realizar, especialmente quando estamos entrosados e integrados diante de um objetivo comum, do quanto é possível transformar pequenos e simples atos quando agimos no coletivo, respeitando a individualidade de cada um.
Esperamos, pois, que esta experiência, não sirva apenas de reflexões para nossa comunidade escolar, mas, que possa colaborar como incentivo aos que ainda não acreditam que é possível fazer a tão sonhada transformação da educação escolar pública, em educação pública popular, construtora de cidadanias de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Esperamos, pois, poder continuar a sonhar e a realizar sempre grandes feitos, mesmo, quando aos nossos olhos, inicialmente isto possa parecer impossível.