Apresentação

Este relatório tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido por meio das ações e atividades realizadas no ano de 2011, pelo projeto EDUCANVISA – Educando para a Vigilância Sanitária: Saúde e Educação – A dose certa para uma vida saudável, projeto transdisciplinar, cuja finalidade é articular os conhecimentos sobre saúde e Educação com as demais disciplinas escolares, envolvendo os diferentes segmentos de ensino oferecidos pela escola nos três turnos, e profissionais da educação/escola, como professores, especialistas, gestoras, alunos, outros funcionários da escola, pais, e instituições públicas existentes no entorno da escola.
O projeto EDUCANVISA objetiva contribuir para o desenvolvimento de mudanças de atitudes frente ao uso incorreto de medicamentos e alimentos, promovendo progressivamente transformações de maus hábitos por modos de vida mais saudáveis, bem como, colaborar para a formação de uma consciência crítica por parte dos alunos, professores, especialistas e demais envolvidos na ação, a fim de que, esses possam informar alguns familiares mais próximos sobre os perigos do uso de medicamentos e alimentos orientados por propaganda.
Para o alcance dos respectivos objetivos, se buscou sensibilizar a comunidade escolar, prioritariamente os alunos e difundir informações, conhecimentos sobre o uso correto de alimentos e medicamentos, compreender que, interpretar os rótulos de alimentos, as bulas de medicamentos e saber distinguir entre o que é saudável e não saudável a saúde, são aspectos essenciais no processo de formação da cidadania de todos e todas.
Tanto o projeto como as ações e atividades demandadas por ele, são planejadas nos encontros mensais da escola e ajustadas nas pequenas reuniões realizadas por turnos e/ou segmentos sempre com a participação de gestores, especialistas, alguns funcionários e professores, sempre procurando articular o conteúdo do projeto ao currículo escolar através das diferentes disciplinas, fazendo a mediação desses com os interesses dos alunos, na perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.
Nessa perspectiva, foram trabalhadas dentro da temática: Educação, Saúde; e vigilância sanitária; conteúdos tais como; uso racional de medicamentos, alimentação saudável, versos alimentação não saudável, prevenção ao uso de medicamentos por incentivo de propaganda, combate e prevenção a dengue, a leptospirose e pediculose e Educação e cuidados ambientais como fator de enfrentamento a essa problemática.
Em consonância com interesse e necessidade da comunidade escolar envolvida no projeto, a temática Alimentação Saudável foi o eixo norteador de todo o projeto, sendo trabalhado pela Educação Infantil, Fundamental I, II e EJA – Ciclo da Alfabetização, I, II, III e IV. 
A temática: Combate ao mosquito da dengue e prevenção a leptospirose e pediculose foi trabalhada exclusivamente no Fundamental I, em função da demanda desse público escolar, já e o tema prevenção a prática de automedicação e ao uso de remédio através de propaganda, foi trabalhado com o fundamental I , aprofundado pelo EJA, e ainda está sendo trabalhado pelo fundamental II nesse último bimestre de 2011.
As temáticas acima expostas foram trabalhadas através de diferentes metodologias e técnicas, todas inspiradas no princípio da participação individual, em pequenos grupos e coletivamente; as metodologias utilizadas na operacionalização do projeto são apresentadas no desenvolvimento das ações por atividades, com seus objetivos específicos e conteúdos.
            Apesar das ações do projeto ser realizadas conforme o planejamento de cada professor em conformidade com os seus horários; o turno da manhã, além disso, definiu a quinta – feira como QUINTANVISA, onde sistematicamente se realiza ações do referido projeto.





Desenvolvimento da realização das atividades por ações:


Para facilitar a execução do projeto, os conteúdos foram trabalhados por linhas de ação temáticas, as quais estão dispostas a seguir e suas respectivas atividades com seus objetivos, conteúdos, metodologias, turmas e turnos, a fim de permitir uma melhor avaliação da ação conjunta e articulada do projeto, uma vez que esse envolve todos os segmentos de ensino e turnos escolares, alcançando a escola na sua totalidade enquanto instituição educadora e formadora de cidadãos e cidadãs.
Dado a grande quantidade de ações realizadas pelo conjunto da escola, essas serão apresentadas pelos segmentos e não especificamente por cada ano de ensino, ilustradas por fotografias das respectivas atividades.
Após a descrição pormenorizadas das atividades por linhas de ações realizadas pelo conjunto da escola no decorrer do ano 2011, apresenta-se uma avaliação da execução do projeto até o final de outubro do corrente ano, ressaltando-se que o mesmo continua sendo executado pela escola até o final do ano. 



Linha de ação temática: Alimentação Saudável


Atividade em sala de aula da Educação Infantil e 1º ano - Manhã
Tema/Conteúdo: Alimentos doces e salgados, frutas, verduras e legumes, trabalhados de forma contextualizada com o ensino da matemática e da língua portuguesa através de classificação e quantificação dos alimentos.
Objetivo: Distinguir alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis; apresentar suas vitaminas e benefícios que oferecem a saúde.
Metodologia: Pesquisa e oficina de produção de cartazes, fichas com gravuras de frutas e verduras. Receita de suco.

Atividade em sala de aula da  Educação Infantil , 1º ano, 2º Ano A e B, 3º.4º e 5º Ano - Manhã
Tema/conteúdo: Lanche saudável
Objetivo: Promover experiência prática sobre degustação de alimentos saudáveis
Metodologia: Produção de salada e suco de frutas de forma  coletiva com  alimentos trazidos pelos alunos, realizado em cada sala.

Atividade em sala de aula do  2º Ano A e B – Manhã
Tema/Conteúdo: Alimentos saudáveis e não saudáveis
Objetivo: Distinguir alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis
Metodologia: Oficinas, confecção de cartazaes e lanche coletivo.
Material: rótulos de guloseimas.

Atividade em sala de aula do 3º Ano – Manhã.
Conteúdo: Alimentação Saudável
Objetivo: Incentivar o uso de alimentação saudável
Metodologia: Pesquisa e exposição dos trabalhos dos alunos, roda de conversas  e festa das frutas compartilhada com os alunos. Utilização dos jogos Trilha da Saúde produzido e oferecido pelo Educanvisa nacional.

Atividade em sala de aula  do 4º Ano – Manhã.
Tema/Conteúdo : Nutrientes encontrados nos alimentos e suas principais funções para a saúde, higiene e conservação dos alimentos.
Objetivo: Promover hábitos de alimentação saudáveis.
Metodologia: trabalho em grupo, pesquisa realizada com a família por meio de um questionário e apresentação  das experiências levantadas na pesquisa. 

Atividade do 4º Ano – Manhã Campanha – “ Não ao consumo de alimentos NÃO saudavéis.
Objetivo: Contribuir para a conscientização sobre a importância de uma dieta alimentar variada e equilibrada.
Metodologia: Piramíde alimentar construida com recortes de revistas.

Atividade em sala de aula do 5º Ano – Manhã 
Tema/Conteúdo: Alimentação saudável e não saudável, valor nutritivo dos alimentos e vigilância sanitária
Objetivo: Contribuir para a formação crítica dos alunos diante das propagandas de alimentos e medicamentos.
Metodologia: Roda de conversas, utilização de audio visual, debate, dramatização, pesquisas sobre embalagens de alimentos industrializados e medicamentos, trabalhados nas diferentes disciplinas do fundamental I.

Atividade em sala de aula no 6º Ano – tarde, disciplina História.
Tema/Conteúdo: Alimentação saudável e não saudável no contexto histórico.
Objetivo: identificar e distinguir alimentação saudável de alimentação não saudável.
Metodologia: Oficina com utilização das frutas, legumes e verduras e  exposição dos trabalhos feitos pelos alunos, visita de outras turmas a sala para conhecer a exposição de feira de ciência  que estava exposta na sala.

Atividade do 6º ano em sala de aula– Tarde – Disciplina Artes
Tema/Conteúdo: Obesidade
Objetivo: Reconhecer a obesidade como doença, considerada como uma epidemia mundial, auxiliando a comunidade no processo de prevenção e combate a essa doença.
Metodologia: Aula expositiva, com leitura e discussão de um panfleto especialmente produzido para tratar do tema, distribuir os panfletos estudados em sala de aula junto a comunidade.

Atividade em sala de aula do 9º Ano – Tarde. Disciplina matemática.
Tema/Conteúdo: Alimentação saudável e alimentos industrializados.
Objetivo: Identificar e distinguir alimentação saudável de alimentação não saudável.
Metodologia: Sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos, realizada através de questionário aplicado aos alunos sobre o tema.  Após a sondagem, foi realizada uma pesquisa na internet, a partir da qual foi realizada uma  produção textual na modalidade de redação e debate coletivo. Os dados da pesquisa foram trabalhados no contexto da matemática.

Atividade Recreativa - Pátio com os alunos do Mais Educação – Disciplina Educação Física – Turnos manhã  e tarde.
Tema/Conteúdo: Alimentação saudável: Frutas como opção de lanche saudável
Objetivo: Contribuir para a consolidação  de hábitos saudáveis frente a alimentação.
Metodologia: Realiazação de uma salada de frutas pelos alunos da Educação física do Projeto Mais Educação; oferecida aos demais membros  da escola para ser degustada no horário do recreio.

Atividade em sala de aula  do 7º Ano – Tarde – Disciplina: Língua Portuguesa
Tema/Conteúdo: Alimentação saudável e não saudável.
Objetivo: Identificar e distinguir alimentação saudável de alimentação não saudável.
Metodologia: primeiro foi exposto quais os tipos diversificados de leitura que existem, logo após a leitura dos textos houve um intenso debate, com exemplos vindos dos próprios alunos sobre a nossa alimentação atual e quais alimentos são saudáveis ou não, segundo a visão deles, simultaneamente foi feito um painel no quadro e os resultados foram trabalhados numa oficina de leitura e escrita.

Atividade em sala de aula realizada com todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – Noite,  Ciclo I, II, III, IV
Tema/Conteúdo: Alimentação Saudável
Objetivo: Contribuir para o fortalecimento de uma visão crítica frente ao uso de alimentos, no sentido de distinguir alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis.
Metodologia: Exposição da cartilha do Educanvisa - Alimentação saudável: Fique Esperto! Apresentada em Power Point e seguida de discussão. Exibição de um vídeo sobre alimentação saudável, seguido de produção intertextual on-line, através de data show com a participação coletiva dos alunos do ciclo I e II, as demais ações foram realizadas com todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – Noite.

Atividade em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos – EJA – Noite, Ciclo I, II, III, V.
Tema/Conteúdo: Dia mundial da alimentação ( 16/10/2011) - Promoção da alimentação saudável.
Objetivo: Aprofundar a compreensão sobre o conceito de alimentação saudável, aprendendo a distinguir uma alimentação saudável de não saudável a partir da sua própria experiência de vida, levando em consideração os alimentos consumidos em casa, na rua e no espaço escolar.
Metodologia: Construção coletiva de listas de alimentos consumidos pelos alunos em diferentes espaços, seguidas por um processo de distinção entre alimentação saudável e não saudável. Realização de Oficina para construção de propostas de cardápios saudáveis para serem incorporados a vida dos alunos e análise dos cardápios escolares, na perspectiva da alimentação saudável e das recomendações do FNDE. 
                 

 




 







              






Linha de ação temática: Uso racional de medicamentos: prevenção a automedicação e utilização de medicamentos por propaganda.


Atividade em sala de aula na Educação Infantil e 1º Ano, 2º Ano A e B, 3º, 4º e 5ªAno
Tema/Conteúdo: Uso racional de medicamento e remédio. Automedicação.
Objetivo: Distinguir a diferença entre remédio e medicamento
Metodologia: Roda de conversas, pesquisa realizada com familiares e vizinhança dos alunos sobre o uso de medicamentos, oficina com confecção de cartazes e exposição de tarjas de medicamentos; construção de cartazes atraves de desenhos, escritas de frases , textos e colagens de gravuras , a exemplo do seguinte tema:” Feche a porta para a auto medicação – sem consulta médica não. Pesquisa no dicionário sobre o significado de remédio e medicamento, e exposição dos trabalhos dos alunos. 

Atividade em sala de aula do 6º ano – Disciplina matemática
Tema/Conteúdo: Perigos da automedicação
Objetivo: Contribuir para a formação de uma consciência crítica frente a prática da automedicação.
Metodologia: realização de sondagem sobre o uso de medicamentos sem prescrição médica; pesquisa na internet sobre o tema, orientada pelo professor; oficina para produção de cartazes com resultados expostos na sala e nos corredores.

Atividade em sala de aula de Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ciclo Alfa, Ciclo I,II,III,IV.
Tema/Conteúdo: uso racional de medicamentos, automedicação e propaganda de remédios.
Objetivo: Contribuir para a formação de atitudes corretas/racionais, frente ao uso de medicamentos sem prescrição médica e por influência da propaganda.
Metodologia: Realização de uma pesquisa com os alunos sobre o uso de medicamentos, exibição de vídeos sobre os efeitos da automedicação. Leitura do texto – Automedicação pode levar a morte, alerta da Vigilância Sanitária, seguida de dabate e exercício interpretativo escrito. Uso da cartilha da ANVISA – A informação é o melhor remédio.








      

Linha de Ação Temática - Prevenção a dengue, a leptospirose e pediculose: Educação e cuidados ambientais como estratégia de enfretamentos a essa problemática.


Atividade em sala de aula da Educação Infantil, do 1º, 2º Ano A e B, 3º, 4º e 5ªAno.
Tema/ Conteúdo: Prevenção e combate a dengue, leptospirose e pediculose .
Metodologia: aula expositiva, pesquisa com os familiares, produção de cartazes sobre os cuidados necessários a prevenção da dengue, da leptospirose, pediculose e escabiose. Apresentação coletiva dos resultados da pesquisa, leitura, interpretação e produção de textos por meio de oficinas realizadas nas salas de aulas dos diferentes anos de ensino. Exposição de fotografias sobre o tema, roda de conversas, relatos de alunos, produção e distribuição de panfletos sobre dengue, produção de um rep sobre dengue. Produção de brinquedos com materiais recicláveis trabalha com poemas e quadrinhas sobre piolho e leptospirose,  cruzadinha da higiene.

Atividade em sala de aula do da Educação Infantil, 1º, 2º Ano A e B, 3º, 4º e 5º Ano – turno Manhã,
Tema/Conteúdo: coleta seletiva, meio ambiente e saúde.
Objetivo: propiciar condições para ajudar a refletir sobre a importância do cuidado, conservação e respeito com o meio ambiente.
Metodologia: Oficina de sensibilização e cuidado com o meio ambiente e espaço escolar; produção de caixas de coleta seletiva e uma simulação de seleção de lixos recicláveis. Passeio nos espaços da própria escola para identificação de diferentes tipos de lixos.











Avaliação:


Primeiro, é bom salientar que este relatório apresenta uma avaliação parcial, uma vez que o projeto está plena execução, no entanto, se observa aspectos positivos e aspectos desafiadores durante o seu percurso.
Entre os pontos positivos destaca-se o envolvimento da equipe docente, discente, gestora e das especialistas da escola com as temáticas tratadas pelo projeto, principalmente pelo tema “Alimentação Saudável” e Uso Racional de Medicamentos e os depoimentos/relatos de alguns envolvidos, sobre mudanças ocorridas em seus hábitos alimentares e nos cuidados com a automedicação.
            Muitos foram os depoimentos de alunas e alunos sobre a importância do desenvolvimento do projeto. Para ilustar a afirmação , citamos o seguinte: “Com o Educanvisa eu aprendir a comer coisas saudáveis, como frutas e legumes, só tomar remédio com a autorização do médico, evitar comer biscoitos recheados, bombons e etc. (Maria Glésila)”.
O conjunto dos segmentos envolvidos no projeto avalia que uma das suas grandes contribuições se efetiva pela formação de hábitos alimentares saudáveis, bem como pela utilização de práticas higiênicas capazes de contribuírem para a consolidação de atitudes corretas frente aos alimentos, e ao uso correto de medicamentos, podendo influir positivamente no processo de mudança de atitudes; ajudando a recriá-la cotidianamente.
Um dos desafios do projeto se refere ao exercício de articulação dos segmentos de ensino, turnos e anos de ensino, em função de interesses, tempo e horários diferentes dos diversos atores da comunidade escolar. Este desafio se reflete em dificuldades no sentido da realização de ações conjuntas, articuladas, discutidas, e decididas conjuntamente. O projeto Educanvisa tem contribuido pedagogicamente com o processo de leitura, compreensão e produção textual.
No entanto um dos resultados positivos a ser salientado no projeto, se refere as condições e possibilidades dada a natureza metodológica do mesmo no sentido de colaborar para a articulação entre os  diferentes conhecimentos disciplinares contidos no currículo escolar, além de ajudar pedagogicamente os integrantes da comunidade escolar. Nessa perspectiva, avalia-se o projeto Educanvisa como uma contribuição no processo de formação e construção da cidadania de todos e todas envolvidos direta e indiretamente na sua execução.

0 comentários:

Postar um comentário