ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ZUMBI DOS PALMARES RELATÓRIO DO PROJETO DE LEITURA


O Projeto de Leitura e Escrita “Aventura literária: porta aberta para um mundo letrado” no ano de 2011 está sendo desenvolvido de forma inter e multidisciplinar envolvendo os alunos da Educação Infantil, do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e da EJA, através de oficinas semanais de leitura e produção textual, abordando os gêneros literários e não literários. Inicialmente, buscou-se o desenvolvimento de uma compreensão sobre o próprio ato de ler, envolvendo os vários tipos de leitura e os objetivos de cada um deles. Depois, foram trabalhadas as várias estratégias da leitura, como por exemplo: a estratégia de seleção, a estratégia de antecipação ou inferência, respeitando-se o nível de desenvolvimento de acordo com cada Ano/Série.
As oficinas de leitura e escrita nas turmas da Educação Infantil e do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental são desenvolvidas nas sextas-feiras, sendo oportunizada a cada bimestre a socialização das atividades com o evento “Sexta Literária”. Com os alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e EJA os professores trabalham a leitura e escrita como responsabilidade de todas as áreas de forma multi e interdisciplinar, ficando um professor responsável pelas oficinas a cada semana com revezamento, tendo como tarefa principal promover a motivação para a leitura e escrita nos estudantes, pois, acredita-se que somente através do interesse do próprio leitor é que se pode alcançar um bom nível de compreensão textual que se reflita em proficiência na escrita.
O evento Sexta Literária realizado a cada bimestre para a socialização das atividades desenvolvidas tem sido o ápice do projeto, oportunizando aos alunos revelarem o seu potencial leitor e escritor, expondo para a comunidade escolar os trabalhos produzidos, despertando alegria na expressão criativa e no conhecimento.















Ações por turma:
PRÉ II
· Hora do Conto;
· Exibição de vídeos com produção de texto;
· Reprodução de histórias através de dedoche;
· Entrega de livros semanalmente aos pais para fazerem leitura junto com os filhos nos finais de semana;
· Reprodução de histórias através de desenhos;
· Produção de texto coletivo.
 Depoimentos:
“Buscamos explorar a leitura e a produção escrita através do lúdico, trabalhando as diversas formas de comunicação, o encantamento e a magia que o mundo da leitura nos proporciona. Quero enfatizar a importância da parceria com os pais nesse trabalho, contribuindo com o desenvolvimento do prazer pela leitura, além de fortalecer os laços de afetividade na família.”
                                        Professora: Marta Lúcia Borborema de Vasconcelos


1º ANO
· Hora do Conto;
· Leitura e apresentação de histórias através de fantoche;
· Escolha de livros para serem lidos nos finais de semana, com sorteio de um aluno para fazer a socialização da história para os colegas a cada semana;
Leitura e recontagem de histórias;
Exibição de vídeos para a produção coletiva de textos;
Produção escrita a partir de imagens;
Confecção de cartazes sobre os livros trabalhados.
Depoimentos:
“O projeto de leitura a cada ano se supera, sendo um marco pedagógico no incentivo a leitura e no desenvolvimento da escritura de nossos alunos. É gratificante observar o prazer em ler, a magia da descoberta através do universo da leitura. Outra grande conquista para nós professores é a contribuição da família na leitura junto com os filhos em casa dos livros escolhidos por eles.”
                                                         Professora: Maria de Lourdes de Sousa



2° ANO
Hora do conto;
Reprodução escrita de histórias;
Produção de textos a partir dos temas abordados nos livros: fé, amor, paz, perseverança, fidelidade, domínio próprio;
Produção de peça teatral a partir de livros trabalhados;
Leitura compartilhada e individual;
Escuta de histórias em CD;
Depoimentos:
“Trabalhamos a leitura em sala de aula continuamente e de forma prazerosa, pois se trata da maior necessidade das crianças. Começamos o trabalho com textos enigmáticos, trocando as figuras por palavras e assim completando o texto. Depois exploramos a leitura de contos e fábulas. A hora do conto é um momento de muita expectativa para os alunos que anseiam para viver novas aventuras a partir das histórias trabalhadas.”
                                                                Professora: Mibsã Feitosa de Brito
“Gostei muito das leituras e depois da peça que fizemos sobre as cinco ovelhinhas. Foi muito bom ver as pessoas que estavam me assistindo sorrindo, me aplaudindo, elas me viam como se eu fosse um lobo e eu me senti como se eu fosse um lobo de verdade.”   
                           Aluno: Miguel Wanderley Pessoa Costa – 07 anos – 2° ANO
“Eu vi que todos ficaram muito alegres com a apresentação da peça que a gente fez. Quando convidamos as outras turmas, demos a idéia para eles lerem mais livros.”
                                      Aluna: Larissa Dornelas Carneiro – 07 anos - 2° ANO


3° ANO
Hora do Conto;
Leitura de paradidáticos;
Leitura de músicas;
Leitura e produção de poemas em cordel;
Dramatizações;
· Produção de Jornal Coletivo;
·  Produção coletiva do conto “A princesa desmaiada do Sertão” e dramatização;
· Pesquisa sobre escritores brasileiros e suas obras.
Depoimentos:
“As atividades do projeto de leitura tem sido muito significativas, envolvendo os alunos e professores de todos o segmentos favorecendo a produção de saberes e o desenvolvimento da capacidade leitora e escritora dos alunos.”
                                                    Professora: Shirley Regina Azevedo Crispim
“Gostei muito de participar da criação do conto de fadas junto com os meus colegas, ficou uma história linda, eu nunca tinha feito isso antes”.
                                         Aluna: Isabelly Soares Bezerra – 09 anos – 3º ANO
“Eu estou gostando do projeto de leitura porque aprendi muita coisa, a desenhar, a escrever histórias, a dramatizar, a ler melhor.”
                                       Aluno: Pedro Weverton Barbosa – 08 anos – 3º ANO

 
4° ANO
Hora do Conto;
Leitura e produção de fábulas e contos;
Leitura e produção de poemas em cordel;
Restaurante literário;
Leitura de músicas;
Exibição de vídeos e produção escrita a partir das discussões sobre os temas abordados.
Depoimentos:
“Os alunos do 4º Ano estão desenvolvendo várias atividades significativas, dentro do projeto de leitura. Destaco o trabalho com o restaurante literário, que tem permitido a “experimentação vários sabores literários”. A confecção do cardápio e a descoberta de vários autores, com uma variedade de textos, explorando ainda revistas, bulas, panfletos, jornais, livros didáticos, cordéis, músicas, etc., tem oportunizado um passo importante na percepção de elementos da linguagem escrita.”
                     Professora: Teresa Cristina Vieira dos Santos – 4º Ano
“Achei muito interessante e divertida a atividade do restaurante literário, a forma de atendimento diferente. Eu nunca tinha visto um restaurante de livros.”
                                   Aluna: Amanda Isis Melo Burity – 10 anos – 4º Ano
“Dentro das atividades do projeto de leitura, gostei muito do restaurante literário. O restaurante foi muito organizado, uma experiência maravilhosa em que pudemos ler vários livros e brincar como garçons, chefes e recepcionistas.”
                             Aluna: Maria Grazieli Laureano da Silva – 09 anos – 4º Ano



5° ANO
Hora do Conto na biblioteca;
Produção escrita a partir de leitura de textos informativos;
Leitura de contos e fábulas seguidos de criação de textos nesse gênero;
Exploração de textos em tirinhas, cartuns e gibis;
Produção de histórias em quadrinhas;
Leitura e produção de poemas em cordel;
Leitura e produção de textos folclóricos;
Produção de resenhas;
Leitura de músicas;
Exibição de filmes e produção textual a partir do tema abordado no filme.
Depoimentos:
“Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos a partir das leituras realizadas são os melhores momentos de nossa rotina, pontuando o sucesso de nossos alunos, o que nos deixa muito felizes em ver que estamos formando uma comunidade educativa que estuda, lê, registra, avalia e demonstra querer aprender sempre mais.”
                                                      Professora: Francisca Cleide Ribeiro Viana
“O que eu mais gostei no projeto de leitura foi estudar as fábulas, as danças folclóricas. Fiquei encantada em participar da dança teatral do Bumba meu boi. Os poemas de literatura de cordel também foram muito interessantes. Eu já li muitos livros de vários autores do Brasil como Rute Rocha, Monteiro Lobato, Esopo e do escritor paraibano Políbio Alves.
                                  Aluna: Maria Gleisila Costa de Sousa –10 anos - 5° Ano



6° ao 9° ANOS e EJA
As atividades de leitura estão acontecendo com o envolvimento dos professores das diversas áreas, trabalhando com textos literários e não literários, músicas, figuras, filmes, gráficos, tabelas, etc. Buscou-se explorar ainda os recursos da informática para a realização de pesquisas e a partir daí foram produzidos textos.
Ao trabalhar com gêneros textuais, os alunos podem ter acesso às diversas formas de discursos. Foi trabalhado também o Cordel e o Rap, sendo proporcionada uma análise comparativa do Cordel com as obras homéricas, que assim como o Cordel, foram criadas na oralidade e para a oralidade. Foi promovida uma exposição de Cordelistas e das obras de Homero. Os alunos puderam assistir ao filme A Odisséia e a partir da leitura dos temas abordados no filme fizeram um relatório escrito.
O trabalho com atividades de leitura são sempre finalizados com uma produção textual, sendo promovidas oficinas de redação. A experiência que os alunos mais se identificam é quando desenvolvidas a oficina em três etapas, uma de relaxamento, em que se libertam de tudo que os atrapalha naquele momento e viajam à lugares bonitos e tranqüilos, onde podem fazer coisas boas e agradáveis, depois eles fazem a descrição desse lugar ou das coisas que fizeram, expondo para os colegas; No segundo momento fazem um desenho; e na sequência produzem um texto sobre a aventura.
 Depoimentos:
 “O projeto de leitura proporcionou o desenvolvimento de atividades prazerosas envolvendo a leitura de textos históricos, sendo oportunizado aos alunos desenvolverem leituras de livros e produzirem resumos, dramatizações, trabalhos de pesquisas e apresentações criativas a partir dos temas foco de estudo, proporcionando uma aprendizagem significativa dos fatos históricos.”
  Professora de História: Vera Lúcia
“ As atividades do projeto de leitura estão acontecendo de forma dinâmica e integrada nos diversos componentes curriculares, possibilitando uma autonomia leitora nos alunos e consequente melhoria no processo de produção escrita.”
Professora de Língua Portuguesa - Julicléa Félix

“O desenvolvimento do projeto de leitura no Ciclo I está sendo de suma importância para nossos alunos, a partir de imagens, textos, filmes, poemas, etc., podem ser desenvolvidas atividades relevantes mediante as necessidades de cada aluno. Esses materiais são selecionados e pesquisados dentro de uma fundamentação teórica numa proposta interdisciplinar, onde buscamos acrescentar novos conhecimentos para os alunos.”
                                           Professora: Solange Lacerda Martins – Ciclo I
“No início do ano começamos nosso conteúdo no Ciclo III e IV falando sobre as variedades lingüísticas e a diferença entre a norma culta e a linguagem popular. Buscamos trabalhar conhecimentos diversificados de todas as áreas, explorando a leitura, a interpretação e a escrita de textos. Fizemos um trabalho com o cordel, “Proezas de João Grilo”, sendo foco para debates sobre as variedades lingüísticas. Juntamente com os professores de Arte e Ciências trabalhamos o filme “O auto da Compadecida”, fazendo-se um comparativo da linguagem com o cordel. O poeta Políbio Alves foi uma descoberta importante para nós, um orgulho ter este talento de nossa terra.”
                     Professora Verônica Pereira – Lingua Portuguesa – Ciclo III e IV
“ Durante este ano estamos tendo a oportunidade de vivenciar de forma expressiva as atividades do projeto de leitura, em que pudemos ler textos diferentes e escrever poemas, como no caso do estudo sobre as obras de Políbio Alves, em que pudemos escrever poemas baseados em suas obras e participar de um concurso. Foi uma experiência muito boa.”
                      Aluno: Demilly Oliveira – 16anos – Ciclo IV
“Considero que o projeto de leitura em 2011 alcançou os objetivos propostos, pois além de serem trabalhados os conteúdos curriculares teóricos, abriu um leque para a pesquisa interdisciplinar e a criação de um ambiente propício para que o assunto estudado recebesse a atenção de todos em nossa comunidade escolar. As atividades de leitura e produção escrita proporcionou aos alunos vislumbrar como se nunca tivesse visto, sentir e expor com a simplicidade infantil, mas com a profundidade da verdade, um exercício de reconstrução de conceitos.”
             Patrícia Lima – Supervisora Escolar.
                                       EXIBIÇÃO DE FILMES – 6º ANO

 
OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA BIBLIOTECA – 
                                                 7º ANO



                    
                     TRABALHO DE PESQUISA NA BIBLIOTECA – 8º ANO


                                                SEMINÁRIO 9º ANO
 

1 comentários:

Profissão Educadora disse...

Olá

Parabenizo a todos os que fazem a EMEF Zumbi dos Palmares, por tantas atividades maravilhosas que vocês realizaram na escola.
Tenho uma sugestão: Tentem colocar uma foto maior da escola e o nome da escola em destaque, para que possamos conhecer mais todo esse pessoal maravilhoso que participa, que inova e que tanto faz pela escola.
Um grande abraço a todos!
Josilda paiva - Escola de Gestores

Postar um comentário